sábado, abril 19, 2025
InícioMundoSeu shake de proteína pode conter chumbo, afirma o relatório

Seu shake de proteína pode conter chumbo, afirma o relatório

Seu shake de proteína pós-treino pode conter alguns ingredientes perigosos ocultos. Um novo relatório conclui que uma proporção substancial de proteínas em pó vendidas sem receita médica contém níveis potencialmente perigosos de chumbo e outros metais tóxicos.

Pesquisadores da organização sem fins lucrativos Clean Labels Project conduziram o estudo, que testou dezenas de marcas de proteína em pó de consumo.

Dos 160 produtos testados, 47% tinham níveis de chumbo, cádmio e outros metais tóxicos que excediam o limite de segurança estabelecido pela Proposta 65, uma lei de 1986 aprovada na Califórnia que regulamenta a exposição a mais de 900 substâncias no estado.

De acordo com o relatório, proteínas em pó orgânicas, vegetais e contendo chocolate tinham significativamente mais probabilidade de conter esses metais do que outras marcas.

Embora a exposição global ao chumbo tenha diminuído consideravelmente desde a década de 1970 (em grande parte graças à eliminação progressiva da gasolina com infusão de chumbo), ainda se sabe que certos produtos de consumo apresentam um risco aumentado de contaminação.

Um estudo do Verão passado, por exemplo, descobriu que quase metade de todos os produtos de cacau, especialmente o chocolate preto, podem conter níveis perigosos de chumbo. Os pesquisadores do Clean Labels Project decidiram testar uma ampla variedade de produtos de suplementos proteicos para chumbo, cádmio e outros metais.

Os pesquisadores compraram e testaram 160 produtos de proteína em pó de 70 marcas diferentes mais vendidas, que supostamente representavam 83% do mercado. Além dos 47% dos produtos que excederam os níveis de chumbo e outros metais da Proposta 65, descobriu-se que 21% tinham níveis de chumbo duas vezes mais altos que o limite da Proposta 65.

Cerca de 65% dos pós que continham chocolate tinham níveis elevados de chumbo; 77% das poeiras vegetais tinham níveis elevados de chumbo; e 79% das poeiras orgânicas tinham níveis elevados de chumbo, incluindo 41% dos produtos que tinham níveis de chumbo duas vezes superiores ao limite da Proposta 65. Estes tipos de produtos também tinham maior probabilidade de conter cádmio do que outras marcas.

Veja  O presidente argentino Javier Milei enfrenta uma ameaça de julgamento político

“As conclusões do estudo destacam que, apesar do crescente mercado preocupado com a saúde, muitos produtos podem conter níveis elevados de contaminantes que não estão refletidos nos rótulos nutricionais tradicionais”, escreveram os autores do relatório.

O relatório recusa-se a listar marcas específicas que contenham chumbo e outros metais, embora observe que os pós à base de soro de leite e colagénio eram muito menos propensos a serem contaminados com eles.

Os limites de segurança para o chumbo e outras substâncias estabelecidos pela Proposição 65 são muito mais rigorosos do que os utilizados por outras organizações, incluindo a Food and Drug Administration.

Outras pesquisas também sugeriram que a exposição média a metais pesados ​​resultante do consumo de suplementos de proteína em pó provavelmente não causará efeitos adversos à saúde das pessoas, como um risco aumentado de câncer.

Ao mesmo tempo, não existe um nível verdadeiramente seguro de exposição ao chumbo, e sabe-se que a exposição ao chumbo no início da vida aumenta o risco de problemas de desenvolvimento. Os autores afirmam que o seu relatório pretende servir como um “alerta para consumidores, fabricantes, retalhistas e reguladores”.

Houve pelo menos uma fresta de esperança nas descobertas. Os níveis de bisfenóis (produtos químicos desreguladores hormonais que se acredita afetarem negativamente a saúde das pessoas) nas proteínas em pó diminuíram substancialmente ao longo dos anos.

Apenas cerca de 2% dos produtos (3 de 160) tiveram resultados positivos para estes produtos químicos neste último relatório, em comparação com 55% dos produtos que a organização testou como parte de um relatório semelhante em 2018.

DEIXE UMA RESPOSTA

Por favor digite seu comentário!
Por favor, digite seu nome aqui

Publicidade

Mais Popular