quinta-feira, julho 17, 2025

A lei assinada por Lula muda a execução de propostas públicas

Em 2024, o presidente Luiz Inacio Lula da Silva Lei sancionada 14.965/24, cujo objetivo é modernizar e unificar as regras das propostas públicas federais no Brasil. Esta legislação, originada de um projeto do ex -senador Jorge Bornhausenfoi aprovado por Câmara de Deputados e por Senado federal. A nova lei traz diretrizes para aumentar a certeza legal e estabelece regras mínimas para processos de seleção pública.

A lei será obrigatória em 1º de janeiro de 2028, mas sua aplicação pode antecipar a discrição do organismo que promove a concorrência. Embora principalmente para competições federais, a legislação permita que estados e municípios atualizem seus padrões de seleção. No entanto, a lei não se aplica a competições para juízes, promotores ou empresas estaduais que não recebem recursos do governo por pessoal ou despesas de custo, como a Petrobras.

Como será a organização das competições?

A organização das competições será responsável por um comitê composto por um número único de membros, todos os ocupantes do escritório ou emprego público, que decidirão pela maioria absoluta. A participação na organização é proibida de servidores que registraram parentes ou vinculados a entidades de preparação para competições, garantindo assim a imparcialidade do processo.

A nova legislação também proíbe qualquer forma de discriminação ilegítima durante a competição, por idade, sexo, estado civil, condição física ou etnia. Essa medida visa garantir que todos os candidatos tenham condições e oportunidades iguais durante o processo de seleção.

Luiz Inacio Lula da Silva - Créditos: Depositphotos.com / Casadaphoto
Luiz Inacio da Silva sancionou a lei no final de 2024 – Créditos: depositphotos.com / casado

Quais são as notícias da nova lei?

A nova legislação traz mudanças significativas para as propostas públicas no Brasil, introduzindo a possibilidade de evidências de distância e expandindo as formas de avaliação de candidatos. A medida visa modernizar os processos de seleção, garantindo maior acessibilidade e segurança para os participantes. No entanto, a implementação dessa modalidade dependerá de um regulamento específico para garantir um processo justo e livre de fraudes.

Veja  Tendências de maquiagem para 2025: o que esperar

Notícias principais da nova lei:

  • Permissão para manter propostas públicas parciais ou totalmente remotas.
  • Uso de plataformas eletrônicas seguras, garantindo o mesmo acesso a todos os candidatos.
  • Diversificação de formas de avaliação, incluindo evidências orais escritas, testes físicos, avaliações psicológicas e exames de higidez mental.
  • Necessidade de regulamentação específica para garantir segurança e transparência nos processos de seleção.

O que podemos esperar na nova lei?

A Lei 14.965/24, sancionada recentemente, promete transformar a maneira pela qual as propostas públicas no Brasil são realizadas. Ele estabelece novas diretrizes que visam melhorar a eficiência e a acessibilidade dos processos de seleção, incluindo a possibilidade de realizar testes on -line. Além disso, a legislação reforça o compromisso com a equidade, que proíbe qualquer tipo de discriminação nos eventos.

Pontos principais da nova lei:

  1. Realizando testes on -line para maior acessibilidade.
  2. Diretrizes claras para a organização de concursos, promovendo mais eficiência.
  3. Proibição de discriminação, reforçando a justiça social e a equidade nos processos de seleção.

Com a implementação dessas mudanças, espera -se que as propostas públicas se tornem mais transparentes e justas, refletem melhor as necessidades e expectativas da sociedade brasileira. A possibilidade de antecipar a aplicação da lei por agências responsáveis ​​pode acelerar esse processo de modernização, que fornece benefícios para os candidatos e a administração pública.

DEIXE UMA RESPOSTA

Por favor digite seu comentário!
Por favor, digite seu nome aqui

Publicidade

Mais Popular

Portal Notícias Online
Privacy Overview

This website uses cookies so that we can provide you with the best user experience possible. Cookie information is stored in your browser and performs functions such as recognising you when you return to our website and helping our team to understand which sections of the website you find most interesting and useful.