quinta-feira, julho 17, 2025

Idosos e endereço: o que a lei diz e o que você precisa saber

Velho. Créditos: depositphotos.com / photobac

Idade máxima de condução: o que a lei diz?

Com o aumento da população idosa no Brasil, um problema relevante é a idade máxima para dirigir. De acordo com o Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística (IBGE), até 2060, mais de 25% dos brasileiros terão 60 anos ou mais. Isso levanta questões sobre a renovação da Licença Nacional de Proteção (CNH) para motoristas idosos. O Código de Trânsito Brasileiro (CTB) não estabelece um limite de idade para dirigir, mas a renovação da CNH é mais frequente à medida que avança por idade.

Para motoristas de até 49 anos, o CNH é renovado a cada 10 anos. Entre 50 e 69 anos, a renovação ocorre a cada cinco anos e desde os 70 anos a cada três anos. Essa maior frequência de renovação visa garantir que as condições físicas e cognitivas dos condutores sejam apropriadas para a segurança do trânsito.

Créditos: depositphotos.com / mariaic

Quais são os critérios de avaliação para os idosos?

Durante a reforma da CNH, os idosos são submetidos a exames médicos que avaliam várias capacidades, como audição, visão, mobilidade, coordenação motora e força muscular. A resolução nº 425 do Conselho Nacional de Trânsito (Arant) determina que depende dos profissionais das clínicas acordadas para o Departamento de Trânsito do Estado (Detrã) atestar a capacidade de dirigir do motorista.

Se deficiências físicas ou mentais forem detectadas ou doenças progressivas que podem comprometer a capacidade de dirigir, o período de renovação pode ser reduzido. Além disso, as restrições podem ser adicionadas ao Registro Nacional de Motoristas (Renach), o que limita a condução em situações que exigem mais esforço.

Veja  A falência dos bancos anunciados pelo banco central causou preocupação entre os brasileiros

Quais sinais indicam que uma pessoa idosa deve parar de dirigir?

O envelhecimento pode afetar as habilidades essenciais para a gestão, como atenção, memória e tempo de reação. Especialistas apontam sinais que merecem atenção, como dificuldades em perceber sinais de trânsito, problemas de visão e audição e limitações físicas que dificultam a mudança.

Doenças como catarata, glaucoma e degeneração macular são comuns em idosos e podem comprometer a visão. A Presvecusia, que é a perda de idade relacionada à idade, também pode afetar a capacidade de ouvir sons importantes no tráfego. Os problemas de equilíbrio, causados ​​por mudanças no labirinto, podem ser outro fator de risco.

Como resolver o problema do endereço com os idosos?

Quando um velho insiste em dirigir apesar das limitações, pode ser necessária a intervenção familiar. Este é um problema delicado que deve ser tratado com empatia e paciência. Incentive os idosos a reconhecer suas limitações e procurar alternativas de mobilidade, como o transporte de aplicações ou viagens, pode ser uma abordagem eficaz.

É importante que os idosos participem de avaliações médicas regulares para monitorar suas condições de saúde. A conscientização sobre o risco e a busca de soluções seguras são essenciais para garantir a segurança do trânsito, tanto para idosos quanto para outros motoristas e pedestres.

DEIXE UMA RESPOSTA

Por favor digite seu comentário!
Por favor, digite seu nome aqui

Publicidade

Mais Popular

Portal Notícias Online
Privacy Overview

This website uses cookies so that we can provide you with the best user experience possible. Cookie information is stored in your browser and performs functions such as recognising you when you return to our website and helping our team to understand which sections of the website you find most interesting and useful.