sábado, abril 19, 2025
InícioMundoOs usuários do TikTok estão migrando para outro aplicativo de mídia social...

Os usuários do TikTok estão migrando para outro aplicativo de mídia social chinês

Com o banimento do TikTok iminente e poucos indícios de que o Supremo Tribunal irá impedi-lo, os usuários já procuram um novo lugar para passar o dia.

Em vez de recorrer ao YouTube Shorts e ao Instagram Reels, um grupo de pessoas, movidas tanto pelo desespero quanto pela mesquinhez, está migrando para o RedNote (também conhecido como Xiaohongshu), um aplicativo de mídia social de propriedade da empresa chinesa Xingyin Information Technology.

Tantos americanos baixaram o RedNote nos últimos dias que ele o levou ao primeiro lugar na App Store da Apple.

Os usuários existentes na plataforma, principalmente na China, têm sido muito receptivos aos usuários órfãos e postaram vídeos explicando como usar o aplicativo com hashtags como #TikTokRefugees, que se tornaram virais em todo o aplicativo.

Enquanto isso, os usuários americanos fizeram de tudo para mostrar respeito aos seus novos anfitriões, postando homenagens ao presidente Xi. As partes já estão a encontrar pontos em comum, incluindo o respeito mútuo pelo alegado assassino do CEO da UnitedHealthcare, Luigi Mangione.

O fato de as pessoas poderem postar fotos com comentários no Rednote e pedirem ajuda com o inglês é tão engraçado pic.twitter.com/6IE7FjSjSO

– ofelia 🏁 (@notopheliagrace) 13 de janeiro de 2025

xiaohongshu no topo dos downloads de aplicativos hoje, *e* “refugiados tiktok” já estão encontrando um lar entre os stans chineses de luigi mangione. Eles estão brincando sobre enviar seus dados diretamente para Xi Jinping em um envelope vermelho. Você sabe que o lobby tecnológico dos EUA está irritado agora haha ​​pic.twitter.com/eTWMqelcAn

– Morgan cantado (@morgan_sung) 13 de janeiro de 2025

RedNote não é um substituto perfeito do TikTok – sua interface é mais parecida com o Pinterest do que com o scroller de vídeo infinito padrão e foi descrito como o Instagram da China – mas verifica algumas caixas importantes para criadores que temem perder seus seguidores. A proibição iminente do TikTok chegou em 19 de janeiro.

Em primeiro lugar, é uma plataforma de vídeo vertical nativa, semelhante ao TikTok. Em segundo lugar, possui recursos de compras integrados semelhantes ao TikTok Shop, que se tornaram uma bênção para os criadores que desejam abrir uma loja, desde os primeiros dias do aplicativo como um aplicativo de compras sociais focado na moda.

Veja  O objetivo diz que Trump será dado se a UE ainda estiver ruim

Mas talvez tão importante quanto a funcionalidade seja a afirmação que ela faz. Embora os políticos dos EUA proíbam o TikTok devido aos seus laços com o governo chinês, que são obscurecidos pelo facto de a versão americana da aplicação estar sediada em Los Angeles, o RedNote é explicitamente um serviço de propriedade chinesa.

É propriedade da Xingyin Information Technology, que tem ligações diretas com o governo chinês. Agora os americanos estão a aderi-lo, muito explicitamente porque o seu governo lhes disse para não o fazerem.

É difícil dizer quanto tempo durará o movimento de refugiados TikTok no RedNote.

Certamente o aplicativo não estava prejudicando antes de os americanos o usarem em massa: ele recebeu uma avaliação de US$ 17 bilhões em 2024, e isso antes de ultrapassar US$ 1 bilhão em receita total no ano. Mas o novo público pode dar ao aplicativo um motivo para atrair um novo mercado com muito dinheiro para gastar.

É provável que os políticos americanos voltem a sua ira para o RedNote em algum momento, se este continuar a ganhar força.

Embora seja improvável que algum dia seja realmente o novo TikTok, provavelmente estaria sujeito à mesma lei que proibirá efetivamente o TikTok nos EUA, uma vez que se aplica a qualquer empresa sediada na China. O mesmo vale para outras imitações explícitas do TikTok, como Lemon8, que também estarão sujeitas ao banimento.

Francamente, se o governo dos EUA está tão interessado em esmagar estas aplicações, talvez devesse impedir os capitalistas de risco dos EUA de investirem dinheiro nelas, em vez de proibir os cidadãos de as utilizarem.

Foram, em grande parte, os dólares americanos que ajudaram a alimentar o crescimento maciço do RedNote e do TikTok, e os financiadores parecem felizes em lucrar em quase qualquer lugar, independentemente de qualquer “segurança nacional” ou outras preocupações. Acontece que todo o dinheiro é gasto da mesma forma, não importa o que aconteça.

DEIXE UMA RESPOSTA

Por favor digite seu comentário!
Por favor, digite seu nome aqui

Publicidade

Mais Popular