Em 2025O governo federal, através do Ministério do Trabalho e Emprego, iniciará o pagamento da alocação de salário para milhões de trabalhadores brasileiros. Este benefício é destinado a trabalhadores que receberam até dois salários mínimos em 2023. Ao longo do ano, R $ 30,7 bilhões serão distribuídos para aproximadamente 25,8 milhões de pessoas. Esse valor representa um aumento em comparação com o ano anterior, quando R $ 27 bilhões foram atribuídos a 25,6 milhões de trabalhadores.
O calendário de pagamentos salariais Salary e PASEP foi unificado, facilitando o processo de beneficiários. Anteriormente, os funcionários públicos receberam de acordo com o dígito final do número de registro, mas agora todos recebem de acordo com o mês de nascimento. O valor da alocação de salário 2025 será calculado proporcionalmente à duração do serviço no ano base do 2023com base no salário mínimo em vigor no momento do pagamento, que é de R $ 1.518,00.
Quem tem direito à alocação de salários?
A alocação de salários PIs/PASEP destina -se a trabalhadores com um contrato formal e funcionários públicos que receberam um salário mensal médio de até dois salários mínimos durante o ano base. Isso exclui as empregadas, trabalhadores rurais ou urbanos empregados por indivíduos, que não têm o direito de se beneficiar. Para ser elegível, o trabalhador deve ser registrado no programa PIs/PASEP ou CNIS por pelo menos cinco anos.
Além disso, é necessário ter trabalhado para empregadores que contribuem para PI ou PASEP e pagaram por pelo menos 30 dias, consecutivos ou não, no ano base. O empregador deve informar corretamente os dados dos trabalhadores em RAI ou Esocial do ano base para garantir o recebimento do benefício.
Como consultar e receber atribuição de salário?

Para verificar se você tem o direito à alocação de salários e quanto deve ser recebido, o trabalhador deve consultar o cartão de trabalho digital ou acessar o portal do governo. É importante estar ciente do prazo para a retirada do benefício, que estará em 29 de dezembro de 2025. Se o trabalhador perder o prazo, ele não poderá reivindicar o benefício mais tarde.
Os pagamentos são feitos pela Federal Economics for Private Initiative (PIs) e Banco do Brasil para funcionários públicos (PASEP). Esta divisão garante que os recursos sejam distribuídos de maneira eficiente e segura, servindo a todos os beneficiários dentro do prazo estipulado.
Quais são as mudanças no pagamento da alocação de salário?
Uma das principais mudanças no pagamento da alocação de salário em 2025 É a unificação do calendário de pagamento. Anteriormente, funcionários públicos receberam de acordo com o dígito final do número de registro, mas agora todos os beneficiários recebem de acordo com o mês de nascimento. Essa mudança visa simplificar o processo e garantir que todos os trabalhadores tenham acesso ao benefício mais organizado.
A alocação de salário também foi ajustada para R $ 1.518,00, o que reflete o salário mínimo em vigor em 2025. Esse ajuste é importante para manter o poder de compra dos trabalhadores e garantir que o benefício continue sendo um apoio financeiro relevante para aqueles que estão em conformidade com os critérios de elegibilidade.